Quarta, 30 de Setembro de 2020 06:15
(92) 99183-2565
Internacional Presidente dos EUA

Trump proíbe WeChat e TikTok nos EUA e eleva tensão com China

Presidente dos EUA anunciou proibições para transações com os proprietários chineses, aumentando o confronto com o país no campo tecnológico

07/08/2020 12h04 Atualizada há 2 meses
133
Por: Fernanda Souza Fonte: D24Am
Reprodução
Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou proibições para transações no país com os proprietários chineses do aplicativo de mensagens WeChat e do aplicativo de compartilhamento de vídeo TikTok, aumentando um confronto com Pequim sobre o futuro da indústria global de tecnologia.

Os decretos anunciadas na quinta-feira (6) que entram em vigor em 45 dias vieram após o governo Trump sinalizar nesta semana um maior esforço para eliminar aplicativos chineses “não confiáveis” das redes digitais dos EUA, chamando o WeChat, da Tencent Holdings, e o popular TikTok, da Bytedance, de “ameaças significativas”.

A China disse nesta sexta-feira (7) que as empresas cumprem as leis e regulamentações norte-americanas e alertou que os EUA teriam de “arcar com as consequências” de sua ação.

“Os EUA estão usando a segurança nacional como desculpa e usando o poder do Estado para oprimir as empresas não norte-americanas. Isso é apenas uma prática hegemônica”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, em uma coletiva de imprensa.

Motivações

A TikTok está sendo criticada por parlamentares dos EUA por questões de segurança nacional em torno da coleta de dados, à medida que cresce a desconfiança entre Washington e Pequim. A Reuters informou no domingo que Trump deu à Microsoft Corp prazo de 45 dias para concluir a compra das operações da TikTok nos EUA.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 07h05 - Fonte: Climatempo
25°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 31°

25° Sensação
4.8 km/h Vento
94% Umidade do ar
67% (20mm) Chance de chuva
Amanhã (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sexta (02/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.