Terça, 29 de Setembro de 2020 19:43
(92) 99183-2565
Polícia Operação

Divulgados detalhes de Operação que resultou em mortes em Nova Olinda

As informações foram divulgadas pela SSP-AM após 48 horas em que o reforço policial foi enviado para combater organização criminosa, em Nova Olinda do Norte

07/08/2020 08h41 Atualizada há 2 meses
140
Por: Fernanda Souza Fonte: Em Tempo
Reprodução
Reprodução

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) divulgou, na noite desta quinta-feira (6), detalhes da operação que ocorre no município de Nova Olinda do Norte com o objetivo combater organização criminosa que atua no município . De acordo com a polícia, os criminosos foram responsáveis pela morte de dois policiais militares na última segunda (3), em comunidade situada às margens do Rio Abacaxis, na localidade

A SSP-AM informou que a operação policial teve início a partir de uma ocorrência em que o pescador esportivo e servidor público Saulo Moyses Rezende da Costa, de 36 anos, foi atingido por um disparo de arma de fogo no dia 24 de julho, naquela localidade. O fato teria ocorrido após conversa com supostas lideranças. 

Relatos da vítima em Boletim de Ocorrência apontam que, antes de ser alvo de tiros, a embarcação em que ele estava na companhia de outras pessoas fora abordada, de madrugada, por indivíduos com armas de fogo, facas e tochas de fogo, logo na entrada do rio.

Tráfico de drogas e milicianos 

Depois do fato, investigações apontaram indícios dos crimes de tráfico de drogas e formação de milícia armada nessa região. Há cinco anos, em atuação conjunta, as forças de segurança já haviam destruído uma plantação de maconha de aproximadamente três hectares nas proximidades. Agora, investigações apontam para a possível existência de uma facção criminosa. 

Diante dos indícios de crimes, forças de segurança organizaram uma operação policial para intensificar o trabalho ostensivo-repressivo, levantamento de informações em campo e busca de eventuais flagrantes. 

Emboscada e mortes

No primeiro dia, os policiais realizaram o trabalho de forma velada, para identificar as possíveis ilegalidades. No fim da tarde, retornaram devidamente uniformizados e foram surpreendidos por emboscada por parte do grupo criminoso

Dois policiais militares foram assassinados e outros doisficaram feridos. Diante da gravidade dos fatos, foram enviados reforços para a operação que já estava em curso, com o objetivo de localizar os suspeitos pelo duplo homicídio e a tripla tentativa de homicídio. 

Ainda de acordo com a polícia, as equipes fazem o trabalho de patrulhamento ostensivo e abordagens ao longo dos últimos dias. Durante as incursões, um homem atirou contra as equipes policiais, que se defenderam. O indivíduo identificado como Eligelson de Souza da Silva, 20, foi baleado e acabou morrendo. Com ele, foi apreendido um revólver calibre 38. Além dessa ocorrência, segundo a polícia, não houve outra ocorrência relacionada à operação. 

Efetivo 

Estão em Nova Olinda do Norte acompanhando a operação, o Corregedor-Geral do Sistema de Segurança, delegado George Gomes, o delegado chefe do Núcleo de Proteção ao Policial em Atividade, André Sena, além do delegado Cícero Tulio, que vai presidir eventuais inquéritos decorrentes da operação. A SSP também enviou investigadores, escrivães e peritos. 

Segundo a Corregedoria, até o momento, não houve o recebimento de relatos de supostos abusos imputados aos agentes de segurança no curso dessa operação. A orientação é que tais casos sejam formalizados na Corregedoria Geral do Sistema de Segurança, para que os casos sejam devidamente apurados e os policiais possam exercer seu direito a ampla defesa e ao contraditório. 

MPF investiga excesso

O Ministério Público Federal (MPF) acionou a Justiça Federal para que a Polícia Federal investigue as circunstâncias, motivações e potenciais abusos e ilegalidades em operação deflagrada pela SSP.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 20h27 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 32°

31° Sensação
2 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva