Terça, 29 de Setembro de 2020 06:42
(92) 99183-2565
Cidades Festival

‘O valor da vida é maior’, diz médico de Parintins que é contra a realização do festival durante pandemia

O médico diz que a pandemia ainda não teve fim, ainda não há vacina e a maioria das pessoas não estão imunes, por essa razão, é contra a realização do evento.

17/07/2020 13h14
205
Por: Jéssyca Seixas Fonte: Manaus Alerta
Divulgação
Divulgação

Com a possibilidade do Festival Folclórico de Parintins 2020 acontecer entre os dias 6, 7 e 8 de novembro, o médico Daniel Tanaka, profissional de Saúde do município (369 km distante de Manaus), fez um relatou em sua página no Facebook sobre o festival acontecer em meio a pandemia da Covid-19.

O médico diretor de enfrentamento da pandemia no município, que é contra a realização do evento, diz achar falta de sensibilidade, noção e respeito com quem perdeu a vida ou familiares durante os últimos meses. Além disso, o festival, que conta com turistas de toda a parte do mundo e é o principal fator do movimento econômico em Parintins, pode aumentar disseminação da doença causando mais mortes.

”Sobrepor motivação financeira aumentando a mortalidade é extrapolar o limite do razoável para um ano de imenso sofrimento. Talvez os que defendem tal ideia não devam ter perdido um pai, uma mãe ou um grande amigo para a Covid 19”, diz Daniel em sua publicação.

O médico diz que a pandemia ainda não teve fim, ainda não há vacina e a maioria das pessoas não estão imunes, por essa razão, é contra a realização do evento.

”Vamos respeitar esse duro momento. Não se pode colocar à prova vidas de pessoas vulneráveis. O brincante do festival de novembro, pode estar enterrando seu pai, sua mãe, seu avô ou sua avó em Dezembro, mês do nascimento de Cristo. Não ao Festival 2020. Não sujem o nome desse patrimônio cultural de sangue. O valor da vida é Maior”, finaliza o médico.

Contaminado duas vezes

O médico esteve na linha de frente da doença desde o início. Perdeu não só pacientes, como também colegas de trabalhos, além de colocar diariamente sua vida em risco.

Daniel Tanaka foi diagnosticado com o vírus em maio, cumpriu o isolamento social e depois retornou para o trabalho após ter feito seu tratamento em casa com antibióticos, chegou a tomar hidroxicloroquina, mas interrompeu no terceiro dia pelo aumento das enzimas hepáticas.

Após retornar par ao trabalho, Daniel foi acometido pelo vírus novamente, mas dessa vez ele foi internado por 12 dias e, em alguns deles, precisou de ajuda do oxigênio para respirar.

”Eu, como médico, nunca serei o mesmo de antes. As feridas vão cicatrizar, e terei a certeza de que a minha missão será sempre a de aliviar o sofrimento humano”, escreveu Daniel em sua rede social ao anunciar sua alta.

Festival em Novembro

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) instaurou um Procedimento para Apuração de Dano Coletivo (Padac) com o objetivo de averiguar a viabilidade de realização do Festival Folclórico de Parintins em novembro, em meio à pandemia de Covid-19. Na última semana, as diretorias dos bois Caprichoso e Garantido anunciaram a nova data do evento.

De acordo com as administrações de Caprichoso e Garantido, será possível realizar o Festival nos dias 6, 7 e 8 de novembro, pois serão seguidas normas de segurança sanitárias e, conforme estudos científicos não divulgados, está comprovada a viabilidade mesmo no contexto de pandemia.

Covid-19 em Parintins

O boletim epidemiológico divulgado pela FVS-AM na última quinta-feira (16), apontou  1.081 casos novos da doença. Em Parintins, são 3.019 casos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Parintins 2020
Sobre Parintins 2020
Página especial com informações e notícias sobre o edição de 2020 do Festival Folclórico de Parintins.
Manaus - AM
Atualizado às 07h41 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 32°

25° Sensação
4 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (30/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (01/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva