Sábado, 08 de Agosto de 2020 14:05
(92) 99183-2565
Cidades Curado

'Um milagre de Deus', diz mãe de criança que venceu câncer em Manaus

A criança recebeu alta do tratamento de quimioterapia na sede da Hemoam.

15/07/2020 14h32
145
Por: Jéssyca Seixas Fonte: Manaus Alerta
Divulgação
Divulgação

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) registrou o primeiro paciente do interior do estado com diagnóstico de cura. Brenner Lourenzo, de 4 anos, paciente de Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA), que foi diagnosticado precocemente no ano de 2017 por meio de exame de sangue. A criança recebeu alta do tratamento de quimioterapia nesta quarta-feira (15), na sede da Hemoam.

Residente do município de Anori, Brenner veio à Manaus para sua consulta de alta. No Hemoam, ele tocou o “sino da cura”, como símbolo da vitória contra o câncer. 

Segundo Eliane Silva de Oliveira, mãe de Brenno, o filho chegou a unidade de tratamento com 1 ano e 5 meses. Ela conta que foi muito bem atendida e agradece o acompanhamento da médica e dos demais profissionais do Hemoam. A mãe informou que Brenno além do tratamento de Câncer, ainda enfrentou outra batalha, pois também foi diagnosticado com Covid-19, quando permaneceu em isolamento.

“É um sentimento de milagre. Um milagre de Deus. Eu agradeço hoje aqui onde um dia eu jurei que se meu filho fosse curado eu daria meu testemunho aqui nesse salão. Algumas crianças não chegam na fase de manutenção do tratamento. O tratamento não teve intercorrência, mesmo fazendo quimioterapia ele corria, brincava e nunca ficou debilitado”, relembra a mãe.

O pequeno Brenno esbanjou muita saúde e comunicação com a imprensa. Chegando até mesmo a cantar o louvor “Alegria está no coração”, emocionando a família e todos os presentes no local.

“O que mais me emociona é ter ele aqui ao meu lado. Eu passei 40 dias aqui. Muitas vezes ajoelhei no leito. Quando a imunidade caía, eu clamava pela vida dele. Mas hoje ele está aqui, você têm que confiar e acreditar em Deus”, conta a mãe de Brenno.

Segundo a Dr. Socorro Sampaio graças a todo o esforço da instituição no mesmo dia em que Brenno chegou a instituição, teve o diagnóstico confirmado e no dia seguinte 16 de junho de 2017, iniciou seu tratamento e rotina programada.

“Hoje graças ao projeto que foi iniciado no interior do estado, que foram realizar esse treinamento, onde Brenno foi o primeiro paciente diagnosticado no interior, ficamos muito felizes por poder contribuir com esse diagnóstico precoce, com essa vitória”, conta a médica.

Programa

O Programa de Ampliação do Diagnóstico Precoce das Leucemias iniciou em 2017 e treinou 58 técnicos de patologia clínica, que atuam nos laboratórios dos hospitais da rede pública dos municípios do interior. Os profissionais foram capacitados para reconhecer os sinais do câncer no sangue a partir de um simples hemograma. O diagnóstico precoce, somado ao início imediato do tratamento, aumentam em até 85% as chances de cura da doença.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 15h00 - Fonte: Climatempo
34°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 35°

35° Sensação
15 km/h Vento
39% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.