Sexta, 07 de Agosto de 2020 22:56
(92) 99183-2565
Internacional Peste Bubônica

Adolescente de 15 anos morre de peste bubônica após comer carne de marmota

O Ministério da Saúde alertou as pessoas para não comerem carne de marmota, nem caçarem nem tocarem nos animais, que são “esquilos terrestres” relativamente grandes.

14/07/2020 15h31
393
Por: Jéssyca Seixas Fonte: DOL
Divulgação
Divulgação

Mais de duas dúzias de pessoas estão em quarentena depois que um garoto de 15 anos morreu, no domingo (12), de peste bubônica, provocando temores de um novo surto de peste negra.

De acordo com o site DOL, o ministério da saúde da Mongólia anunciou a morte do adolescente, alegando que ele ficou doente após comer carne crua de marmota, espécie de roedor, com dois de seus amigos. A marmota havia sido caçada por um cachorro.

A doença é causada pela bactéria Yersinia pestis, encontrada em pequenos mamíferos roedores.

Os dois amigos do garoto e outras 15 pessoas foram isoladas e tratadas com antibióticos em hospitais locais, e o toque de recolher foi imposto em seis distritos.

Onze pessoas associadas a um segundo contato também foram forçadas a se isolar, segundo autoridades de saúde.

Ainda segundo DOL, a morte do garoto de 15 anos estava sendo tratada inicialmente como um caso suspeito, mas uma autoridade do Ministério da Saúde disse a repórteres, na terça-feira (14), que os resultados dos testes de laboratório confirmaram que o adolescente foi morto por uma peste bubônica.

O garoto, que morava na província de Govi-Altai, no oeste da Mongólia, ficou com febre alta e morreu depois de comer carne de marmota com seus amigos, três dias antes de sua morte.

Dorj Narangerel, funcionário do Ministério da Saúde, disse: “O resultado de um teste de reação em cadeia da polimerase (PCR) revelou na noite de segunda-feira (13) que a peste bubônica causou a morte de um garoto de 15 anos”.

O adolescente morreu no distrito de Tugrug, no domingo, enquanto estava sendo levado para um hospital. Seus dois amigos e 15 outras pessoas que tiveram contato com eles foram isolados em uma tentativa de conter a propagação da doença e estão sendo tratados em hospitais locais, disseram as autoridades.

O Ministério da Saúde alertou as pessoas para não comerem carne de marmota, nem caçarem nem tocarem nos animais, que são “esquilos terrestres” relativamente grandes.

Ainda conforme o DOL, a vizinha Rússia e China foram informadas de que são vulneráveis à propagação da peste bubônica, que já foi a doença mais temida do mundo.

As autoridades chinesas intensificaram as precauções depois que um pastor em Bayannur, na região autônoma da Mongólia Interior, contraiu a doença.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 23h45 - Fonte: Climatempo
28°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 34°

31° Sensação
6 km/h Vento
70% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (08/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Domingo (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens