Sábado, 08 de Agosto de 2020 13:14
(92) 99183-2565
Geral Doação

Manaus recebe doação de cem mil máscaras cirúrgicas do governo de Taiwan

A doação será direcionada aos profissionais de saúde do município, para reforçar o enfrentamento do novo coronavírus na região

14/07/2020 15h02
167
Por: Fernanda Souza Fonte: D24Am
Reprodução
Reprodução

A Prefeitura de Manaus recebeu cem mil máscaras cirúrgicas doadas pelo governo de Taiwan. A doação será direcionada aos profissionais de saúde do município e integra a campanha ‘SOS Amazônia’, encabeçada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, com objetivo de obter ajuda humanitária para reforçar o enfrentamento do novo coronavírus na região.

“Foi uma atitude muito nobre por parte do governo de Taiwan. Pedimos o apoio de toda a nação global que já tinha vivido o pico do vírus e fomos atendidos do outro lado do planeta. Taiwan, que fica próximo à China, entrou em contato conosco e mandou, sem custo algum para Manaus, cem mil máscaras cirúrgicas, que serão bem aproveitadas pelos nossos profissionais de saúde”, disse o prefeito Arthur Virgílio, que segue em tratamento da Covid-19.

A entrega simbólica da doação ocorreu nesta terça-feira (14), por meio de videoconferência entre o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, e o embaixador de Taiwan no Brasil, Tsung Che Chang. O país é referência mundial no combate à Covid-19.

“Eu tenho muita honra de representar meu país, Taiwan, aqui no Brasil e de entregar essas cem mil máscaras. Sabemos que essa pandemia levou muitas vidas humanas e esperamos que essa entrega ajude muito”, disse Chang, lembrando que Taiwan conseguiu controlar a pandemia e que reforça a ajuda a países que precisam, como o Brasil. Segundo ele, o governo taiwanês já doou 50 milhões de materiais, sendo um milhão ao Brasil.

No encontro, o secretário da Semsa ressaltou que o uso da máscara é uma importante ferramenta utilizada no combate à Covid-19, com uso, sendo a cirúrgica ou caseira, ainda fortemente recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e ressaltou que esses itens de proteção ajudarão os profissionais de saúde que seguem na linha de frente do combate à Covid-19 na capital da Amazônia.

“Nossa cidade é muito bonita e extensa, com mais de dois milhões de habitantes, o que corresponde a 50% da população do Estado. A situação aqui amenizou, mas a pandemia não acabou e mantemos a vigilância para levar saúde a quem precisa. Agradecemos a ajuda do governo e todo povo de Taiwan”, disse Magaldi.

Recentemente, o prefeito também anunciou a ajuda de 500 mil euros feita pelo governo da França e que serão usados no financiamento de dois projetos para aprimorar o atendimento em saúde, com diagnóstico e tratamento precoce da Covid-19, e para ampliar a distribuição de cestas básicas a populações vulneráveis, inclusive indígenas.

De acordo com a diretora do Departamento de Logística da Secretaria Municipal de Saúde (Delog-Semsa), Daniela Martine, as máscaras serão distribuídas para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para serem usadas pelos profissionais da área durante atendimento. “Essa doação é de extrema importância para a prevenção da contaminação dos nossos profissionais de saúde pelo coronavírus. As máscaras devem durar em torno de 30 dias, uma vez que serão utilizadas por todas as UBSs de Manaus”, explicou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 13h59 - Fonte: Climatempo
33°
Nuvens esparsas

Mín. 22° Máx. 35°

37° Sensação
11 km/h Vento
53% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.