Sábado, 08 de Agosto de 2020 11:13
(92) 99183-2565
Internacional Acidente

Jovem perde a visão ao queimar olhos com soda cáustica enquanto fazia cosméticos

Marta Bustos gravou um vídeo pedindo ajuda financeira para arcar os custos do hospital, explicando o sistema de saúde americano não permitira um tratamento gratuito.

03/07/2020 10h54
179
Por: Jéssyca Seixas Fonte: Extra
Reprodução
Reprodução

Uma jovem catalã de 24 anos perdeu a vista após queimar os olhos com soda cáustica num acidente, no dia 11 de junho, enquanto produzia sabonetes e comésticos em casa, em Seattle, nos Estados Unidos, onde mora há dois anos com o marido.

Marta Bustos gravou um vídeo pedindo ajuda financeira para arcar os custos do hospital, explicando o sistema de saúde americano não permitira um tratamento gratuito. A mãe dela, Anna Góngora, ainda vive na Espanha e não pôde visitar a filha devido à pandemia da Covid-19. No entanto, ela esteve ao lado da jovem neste período. Foi ela quem criou, no dia 18, a vaquina online no site GoFundMe, que angariou valor equivalente a R$ 1,46 milhão. A campanha viralizou rapidamente e angariou 200 mil euros em 24h.

"Muito obrigada por todo o apoio. Tudo isso tem sido extremamente bonito para mim e para meus entes queridos", disse Marta em um post no Instagram no dia 19. "Vamos tentar ser o mais transparente possível, somos pessoas boas tentando tirar o melhor proveito de uma situação ruim. Amo todos vocês".

Segundo Anna, as córneas da filha foram completamente queimadas. Internada no Harborview Medical Center, em Seattle, Marta fez a primeira operação no dia 13 de junho. Ela ressaltou que o processo de recuperação seria longo e caro, realizado em meio a incertezas sobre como a jovem reagiria. Anna comentou ainda o quanto se sentia impotente por não poder ficar ao lado dela por causa da pandemia.

Nesta terça-feira, dia 30 Marta postou uma atualização sobre seu estado no site da vaquinha, que já foi interrompida por ter arrecadado um valor suficiente para os custos médicos

"Eu posso parecer uma aberração com esse chapéu e óculos escuros (que aparecem na imagem publicada por ela), mas eles se transformaram em meus itens essenciais. É irônico o quão sensível sou à luz agora que não enxergo. Mas isso é bom, porque significa que até meus olhos que sofreram muito, eles ainda estão vivos", afirma Marta no texto. "Como não sou capaz de me ver, não estava ciente da gravidade das queimaduras no início até que David (marido) as descreveu ontem (dia 29 de junho).

Marta contou que a expectativa dos médicos era de que as queimaduras no rosto fossem precisar de uma operação a laser ou reabilitação para recuperar seus movimentos faciais. Quando eles a viram depois de duas semanas, se surpreenderam com a melhoria de seu estado. A catalã acredita que isso ocorreu por ter mantido hábitos saudáveis.

"Durante a estadia no hospital, eu não tinha muito o que fazer, então me concentrei em usar gelo, cremes e antibióticos no rosto", disse ela. "O resultado: médicos super felizes e surpresos com o progresso, que eles dizem ser o mais rápido que viram. Isso me dá muita motivação para continuar cuidando do meu corpo e tentar que o nariz e os olhos sigam o mesmo caminho".

Marta acrescentou, porém, que ainda enfrenta alguns problemas, como coceira na pele e surgimento de bolhas, mas classificou essas dificuldades como superficiais.

"Quanto às queimaduras internas na boca, elas são muito melhores e agora posso colocar um pouco de sal nos meus pratos", comemorou.

A jovem prometeu que vai dar mais notícias sobre sua recuperação com o passar do tempo.

"Mas já posso lhe dizer que, na terça-feira, conheci o médico especialista que vai me tratar e ouvi pela primeira vez de um médico que é possível recuperar a visão. Então, no momento, tudo vale a pena. Obrigada a todos, vocês são quem tornam isso possível. Lhes devo o mundo", destacou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 11h57 - Fonte: Climatempo
32°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 35°

36° Sensação
4 km/h Vento
56% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (09/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol com algumas nuvens
Segunda (10/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 35°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.