Terça, 07 de Julho de 2020 07:40
(92) 99183-2565
Polícia Operação

Operação policial desarticula organização que desmatava e vendia madeira ilegalmente

Empresários, moveleiros, serralheiros, extratores ilegais, motoristas e agentes públicos foram presos e detidos por meio da operação ‘Flora Amazônica’, nesta terça-feira (2)

02/06/2020 14h38
118
Por: Fernanda Souza Fonte: D24Am
Reprodução
Reprodução

Na manhã desta terça-feira (2), foi deflagrada a operação ‘Flora Amazônica’, que desarticulou uma organização criminosa responsável por desmatamento e venda ilegal de madeira no Estado. Durante três meses e meio de investigação, a Polícia Civil identificou empresários, moveleiros, serralheiros, extratores ilegais, motoristas e agentes públicos. Os mandados foram cumpridos na capital e também em Manacapuru, na região metropolitana.

Durante a operação nesta manhã, 28 pessoas foram presas, oito detidas, 45 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, foram apreendidos 16 caminhões com madeira ilegal, cinco armas, R$ 200 mil em espécie e mais de 1 mil metros cúbicos de madeira, além de motosserras.

A operação é fruto de investigação realizada pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), da Polícia Civil, com apoio do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Delegacia de Meio Ambiente e Delegacia de Manacapuru.

“Nesses três meses e meio de investigação, nós conseguimos desenhar todo esquema criminoso dessa organização. Hoje nós conseguimos a prisão dos líderes, dos motoristas, de quem faz a logística, quem serra, ou seja, toda a engenharia criminosa foi detida pela operação”, explicou o diretor do DRCO, delegado Rafael Allemand.

Segundo o secretário de segurança pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Louismar Bonates, a operação foi a maior já deflagrada no Estado. A maior parte da madeira vendida pelos empresários era de origem criminosa.

“Várias dessas serrarias tinham uma quantidade de madeira regularizada, mas a grande maioria era extraída de forma ilegal”, explicou o secretário da SSP-AM.

Segundo a Polícia Civil, durante as investigações, interceptações telefônicas ajudaram a equipe a chegar ao grupo criminoso. Pelo menos 9 mil árvores foram extraídos da natureza, de maneira ilegal, entre elas Castanheira, Cupiuba, Angelin, Sumaúma, Cedro e Muiratingas.

A Polícia Civil continuará a investigação para identificar mais pessoas que possam estar envolvidas no grupo criminoso. Todo o material apreendido ficará à disposição da Justiça do Amazonas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 08h32 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 33°

25° Sensação
6 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (08/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.