Quinta, 09 de Julho de 2020 10:22
(92) 99183-2565
Política Manifestação

Advogados querem ver MP-AM no ato pró-democracia em Manaus

Conforme advogados, o pedido é porque há ameaças em redes sociais, e registro de truculência policial em iguais manifestações em outras cidades do país.

02/06/2020 14h18
107
Por: Jéssyca Seixas Fonte: BNC
Divulgação
Divulgação

Grupo de advogados da OAB-AM encaminhou nesta segunda (1º) um documento à procuradora-geral de Justiça pedindo a presença do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) na manifestação pró-democracia. Esta, sobretudo programada em Manaus para às 14h de hoje (2). O pedido é para que promotores de Justiça acompanhem o evento.

Conforme advogados, o pedido é porque há ameaças em redes sociais. Bem como registro de truculência policial em iguais manifestações em outras cidades do país.

Dessa maneira, pedem que a procuradora-geral Leda Mara Albuquerque determine que o MP-AM tome medidas para assegurar o controle externo da atividade policial. E assim, prevenir ilegalidades e abuso de poder ou de autoridade contra os manifestantes.

Segundo a assessoria dos advogados, o ato de hoje em Manaus é de repúdio às manifestações antidemocráticas. Estas, que incitam ao ódio, preconceito e fascismo.

Em sua maioria, esses eventos são puxados por apoiadores e aliados do presidente da República, Jair Bolsonaro, que também participa.

Consoante os últimos eventos realizados, esses manifestantes pedem a volta da ditadura militar. Assim como, o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional

É diante da possibilidade de confrontos ou de abuso de autoridade contra o ato de hoje que os advogados signatários do documento ao MP-AM decidiram acompanhar o evento. O objetivo, segundo eles, é salvaguardar a segurança de quem for às ruas.

De acordo com o advogado Marcelo Amil, a decisão do grupo de participar do ator é garantir ao cidadão o direito constitucional de manifestar-se.

“A decisão de formar o grupo com os advogados é justamente garantir que o ato seja pacífico, sem interferência de opositores ou da força policial desnecessária”.Além dos advogados, sociólogos, professores e outros profissionais assinaram a petição ao MP-AM.

Ameaça em Manaus

Conforme o grupo, foi detectada em Manaus uma ameaça por parte de policial militar em rede social contra o ato.

Em um post, o policial disse que estava com “as balas de borrachas preparadas” para o ato. Para os advogados, há abuso de poder nas entrelinhas dessa mensagem. Sobretudo existe a possibilidade de ataque a quem participar do movimento.

“Justamente por conta desse tipo de ameaça é que o grupo estará pronto, junto com a promotoria, para garantir a segurança das pessoas. Não vamos deixar que violem o direito constitucional de livre manifestação do pensamento. Nós vamos garantir que o ato democrático aconteça da melhor forma possível”, disse Amil.

Em Manaus, o ato é coordenado por integrantes do movimento Amazonas pela Democracia, via redes sociais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 11h18 - Fonte: Climatempo
30°
Nuvens esparsas

Mín. 23° Máx. 33°

34° Sensação
6 km/h Vento
70% Umidade do ar
80% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (10/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (11/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.