Terça, 07 de Julho de 2020 08:11
(92) 99183-2565
Polícia Operação

Operação mira prisão de 35 membros de quadrilha de venda ilegal de madeira

Conforme a SSP, policiais militares e civis cumprem mandados judiciais de prisão e busca e apreensão em Manaus e Manacapuru

02/06/2020 11h32
65
Por: Fernanda Souza Fonte: BNC
Reprodução
Reprodução

Às 11h de hoje (2), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), apresenta o resultado da operação Flora Amazônica. A ação foi realizada desde o início da manhã contra organização criminosa que desmata e vende madeira ilegal.

Conforme a SSP, policiais militares e civis cumprem mandados judiciais de prisão e busca e apreensão em Manaus e Manacapuru. Este é município da região metropolitana, a 70 quilômetros da capital.

No total, são 35 mandados de prisão temporária de suspeitos de atuação no grupo criminoso. Desse esquema participam 12 serralherias de Manaus e Manacapuru, que misturavam a madeira ilegal com peças regularizadas para burlar a fiscalização ambiental.

Como resultado, em dez meses essa quadrilha extraiu madeira de cerca de 9 mil árvores nativas da floresta de Manacapuru. Entre elas, castanheira, cupiúba, seringueira, angelim, sumaúma, cedro e outras.

Empresários bancavam crimes

Consoante as investigações, 95% dessa madeira vendida pela quadrilha abasteciam as duas cidades. Conforme a SSP, o comando do grupo é de núcleo empresarial. Sobretudo que investia nos crimes ambientais e planejava represálias a delegados.

De acordo com as investigações prévias, que duraram quatro meses, a quadrilha é formada por empresários moveleiros, serralheiros, extratores ilegais, motoristas e também servidores públicos. Estes recebiam propina para liberar cargas ilegais.

Interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça ajudaram a revelar o modo de atuação criminosa.

Além das polícias, agentes dos institutos ambientais do estado (Ipaam) e federal (Ibama) e Delegacia de Meio Ambiente (Dema) atuam na operação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 08h52 - Fonte: Climatempo
25°
Poucas nuvens

Mín. 22° Máx. 33°

25° Sensação
6 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (15mm) Chance de chuva
Amanhã (08/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (09/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.