Domingo, 12 de Julho de 2020 05:42
(92) 99183-2565
Geral Suspensão

Fachin manda pedido de suspensão do inquérito das fake news ao plenário

O PGR se manifestou contra as investigações para apurar a disseminação de notícias falsas contra ministros da Corte

28/05/2020 13h57
168
Por: Jéssyca Seixas Fonte: Metrópoles
Divulgação
Divulgação

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), resolveu enviar, nesta quinta-feira (28/05), o pedido de suspensão do inquérito das fake news ao plenário da Corte. A solicitação foi feita pelo procurador-geral da República, Augusto Aras.

O ministro também reiterou a indicação de preferência de julgamento da ação à Presidência do STF, a quem caberá pautar a análise.

O PGR foi contra a deflagração de operação da Polícia Federal, na manhã dessa quarta-feira (27/05), que cumpriu mandados de busca e apreensão contra 17 pessoas que teriam vínculo com ações de disseminação de notícias falsas e ameaças a ministros do Supremo.

Aras disse que a Procuradoria-Geral da República foi “surpreendida” com as ações realizadas hoje “sem a participação, supervisão ou anuência prévia do órgão de persecução penal”.

Além disso, o PGR disse que isso “reforça a necessidade de se conferir segurança jurídica” ao inquérito, “com a preservação das prerrogativas institucionais do Ministério Público de garantias fundamentais, evitando-se diligências desnecessárias, que possam eventualmente trazer constrangimentos desproporcionais”.

Aras fez o pedido em uma ação do partido Rede que questiona o inquérito. O ministro Fachin é o relator dessa ação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 06h30 - Fonte: Climatempo
25°
Alguma nebulosidade

Mín. 23° Máx. 32°

25° Sensação
6 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (13/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (14/07)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.