Ads Coronavírus
Inédito

‘Aula em Casa’ vai atender alunos do ensino fundamental, médio e infantil pela TV aberta e de forma inédita

Com a medida, o Amazonas passa a ser o único do país a oferecer ensino a distância na rede pública como forma de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e para evitar mais atrasos no cronograma escolar.

26/03/2020 02h31
Por: Portal Holofote
Fonte: PMS
4.564
Reprodução
Reprodução

A Prefeitura de Manaus e o governo do Amazonas, por meio das secretarias municipal de Educação (Semed) e de Estado de Educação e Desporto (Seduc), assinam Termo de Cooperação Técnica para a execução do “Aula em Casa”, para alunos da rede pública estadual e municipal de ensino da capital e interior do Amazonas. 

A grande novidade do uso da plataforma e dos conteúdos online a distância é a utilização da transmissão por TV aberta. Com a medida, o Amazonas passa a ser o único do país a oferecer ensino a distância na rede pública como forma de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e para evitar mais atrasos no cronograma escolar.

Aula em casa 

Durante coletiva de imprensa online nesta quarta-feira (25), os gestores explicaram detalhes do “Aula em Casa”. A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, explicou que o programa vai beneficiar 180 mil alunos do 6° ao 9° do Ensino Fundamental e os estudantes do Ensino Médio. “Pela TV ‘Encontro das Águas’ já estão disponíveis aulas nos canais 2.2, 2.3 e 2.4. Há também o conteúdo pelo aplicativo e ambiente virtual, o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem da Seduc). E vamos ampliar para até 385 mil alunos, na próxima semana, com a inclusão dos estudantes do 1° ao 5° do Fundamental”, disse.

Pela primeira vez a rede municipal de Manaus estará se envolvendo com a produção de materiais online por meio do Centro de Mídias da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com os professores à frente das câmeras, produzindo conteúdo que será ministrado para os alunos em casa. “Estaremos dando suporte a essas aulas pela TV aberta, redes sociais e disponibilizando chats para atender dúvida de estudantes. A partir do dia 6 de abril teremos conteúdos para a Educação Infantil”, anunciou Kátia.

Abril

No dia 1° de abril iniciam as transmissões para os 4° e 5° anos do Fundamental, e no dia 6 para as demais turmas do 1°, 2° e 3° anos. Com a assinatura do termo, a Seduc fica responsável pela produção de conteúdos das aulas para alunos de 6° ao 9° ano, do ensino fundamental, da rede pública municipal e estadual, bem como para os de ensino médio. 

Já a Semed ficará responsável pelos conteúdos  voltados para 1° ao 5° ano, também da rede municipal e estadual, e atividades voltadas para a educação infantil. “Os professores acompanham as aulas ministradas online e trabalham o engajamento dos alunos usando os aplicativos. A avaliação se dará após a volta das atividades”, afirmou o titular da Seduc, Luís Fabian.

Prevenção 

O “Aula em Casa” faz parte de um forte trabalho de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus.

O projeto, iniciado na última segunda-feira, 23/3, já permite que os alunos da rede pública, do 6° ao 9° ano e ensino médio, assistam aulas em casa por três canais de televisão aberta, ou por sites e aplicativos, onde também podem interagir e tirar dúvidas. 

A intenção é envolver estudantes, professores e familiares em uma grande rede, para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem com qualidade, sem sair de casa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 17h34
28°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 25°
32°

Sensação

6 km/h

Vento

84%

Umidade

Fonte: Climatempo
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas