Desfile do Grupo Especial será realizado neste sábado, no Sambódromo
Às 20h, a Primos da Ilha abre o desfile com o enredo ‘A Promessa – Da Capadócia aos Tambores Africanos. Salve Jorge!’, em referência ao santo venerado no catolicismo e nas religiões afro-brasileiras
O Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Carnaval 2020 começa na noite deste sábado (22), a partir das 20h, no Centro de Convenções Profº Gilberto Mestrinho (Sambódromo). Os temas das agremiações vão desde o orgulho de ser manauense, até rituais da humanidade, homenagens a santos, cidades e artistas do Amazonas. A entrada é gratuita.
Às 20h, a Primos da Ilha abre o desfile com o enredo ‘A Promessa – Da Capadócia aos Tambores Africanos. Salve Jorge!’, em referência ao santo venerado no catolicismo e também em diversos cultos das religiões afro-brasileiras, onde é sincretizado na forma de Ogum.
Às 21h20, a Unidos do Alvorada entra na avenida com o samba-enredo ‘Oi, Eu Estou Aqui! Alvorada com Um Cromossomo a Mais Mostra que Ser Diferente é Normal’, que vai homenagear as pessoas com síndrome de Down e terá a participação Thati Piancastelli, atriz com síndrome de Down que ganhou importante visibilidade internacional incorporando peças teatrais como ‘Menina dos Meus Olhos’ e ‘Oi, Estou Aqui’.
Terceira escola a desfilar, às 22h40, a Andanças de Ciganos representa o bairro da Cachoeirinha com o enredo ‘Leite – O Líquido da Vida no Deleite do Carnaval’, sobre a história e importância do alimento para a humanidade, passando por alusões à mitologia até a produção de queijo artesanal no município de Autazes.
À meia-noite será a vez da Reino Unido da Liberdade, que exalta o potencial turístico do Amazonas para o desenvolvimento do Estado com o enredo ‘Turismo – O Amazonas de Braços Abertos para o Mundo’. A exuberância das matas amazônicas e de suas águas, o santuário indígena, a essência cabocla, o relicário cultural, os sabores, as cores e as tradições serão parte do tema da agremiação.
Às 1h20, A Grande Família, agremiação do bairro São José, vem para o Carnaval com o enredo ‘Sou Manauara – Há 350 anos Sentindo Orgulho do Meu Chão’, sobre o orgulho de ser manauara, com um resgaste da história da tribo Manaó, o Ciclo da Borracha, a construção do Teatro Amazonas, além das frutas, peixes e comidas típicas da região.
Sexta escola a desfilar na avenida, às 2h40, a Mocidade Independente de Aparecida com o enredo ‘Rituais’, mostrando os rituais de diferentes eras da humanidade, culturas das grandes e antigas civilizações e também das modernas.
Penúltima a desfilar na avenida do samba, às 4h, A Vitória-Régia, do bairro Praça 14 de Janeiro, faz uma homenagem ao artista plástico Wernher Botelho e fala sobre o amor ao folclore amazonense com o enredo ‘Wernher Botelho é Coisa Nossa! O Abuso é Verde E Rosa’.
Fechando o desfile do Grupo Especial, às 5h20, a Mocidade Independente do Coroado defende o enredo ‘Do Barro ao Petróleo Verde, a Mocidade vem Coroar o Sonho Maturo, Iranduba a Cidade do Futuro’, sobre um projeto de economia sustentável no município que pretende usar algas para produção de combustível.
Apuração
Na segunda-feira (24) serão conhecidas as campeãs do Carnaval 2020. A apuração será a partir das 10h, no Centro de Convenções (Sambódromo).
Desfile do Grupo Especial – Sábado (22)
20h – Primos da Ilha
21h20 – Unidos do Alvorada
22h40 – Andanças de Ciganos
0h – Reino Unido da Liberdade
1h20 – A Grande Família
2h40 – Mocidade Independente de Aparecida
4h – Vitória-Régia
5h20 – Mocidade Independente do Coroado
COMENTÁRIOS