Nesta quarta-feira (6), o WhatsApp apresentou uma nova configuração de privacidade que permite ao usuário evitar que desconhecidos o adicionem em grupos de conversa sem autorização. A solução estava sendo testada na Índia desde abril deste ano, mas agora passa a funcionar em todos os países onde o app opera.
A função deve está disponível a todos os usuários nos próximos dias, de acordo com o WhatsApp. É preciso estar com o aplicativo atualizado na última versão.
Segundo site da Folha de São Paulo, o recurso era uma demanda especial para o Brasil, onde a inclusão de integrantes em grupos sem permissão virou uma prática comum na época das eleições.
De acordo com a reportagem da Folha, o controle também deve minimizar o efeito de conteúdos virais disseminados em grupos.
Para ativar o recurso, o usuário deve abrir o WhatsApp e fazer o seguinte caminho: configurações, conta, privacidade e grupos. Na última opção, decide quem tem permissão para adicioná-lo em grupos: todas as pessoas, apenas seus contatos ou apenas alguns de seus contatos.
Consta na reportagem que administradores de grupos que não puderem incluir uma pessoa que tenha ativado o controle poderão enviar um convite privado via conversa individual para o usuário, que escolhe se deseja entrar no grupo. Ele terá três dias para aceitar o convite antes que expire, segundo a empresa.
Mín. ° Máx. °