Apa Móveis/Pneu Forte - 728x90
Incêndio

Tragédia: incêndio em hospital deixa mais de 10 mortos no Rio de Janeiro

Pelo menos 11 pessoas morreram na tragédia no Hospital Badim; número de feridos ainda não foi divulgado

13/09/2019 09h31
Por: Fernanda Souza
Fonte: G1
73
Reprodução
Reprodução

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Hospital Badim, no Maracanã, Zona Norte do Rio, no fim da tarde desta quinta-feira (12). O incêndio deixou ao menos 11 mortos.

De acordo com informações da direção do hospital, o início do fogo se deu em um curto-circuito em um gerador localizado em um laboratório da edificação antiga do próprio hospital, que fica ao lado do imóvel mais novo que foi invadido pela fumaça do incêndio.

Funcionários improvisaram colchonetes e lençóis para atender os pacientes que eram retiradas às pressas do prédio em chamas. Elas eram atendidas na rua, nas calçadas e em uma creche próxima. Além de seis viaturas do Corpo de Bombeiros, ambulâncias foram acionadas para remover pacientes para outros hospitais.

Incêndio

O fogo começou por volta das 18h30 em um dos prédios do hospital, o mais antigo, aberto em 2000. Funcionários montaram uma espécie de hospital na Rua São Francisco Xavier, com os colchonetes e lençóis que foram jogados pelas escadas para improvisar o atendimento.

Por volta das 20h15, bombeiros informaram que o fogo tinha sido controlado. Muitos pacientes, entre eles vários idosos, seguiam sendo transferidos ainda para outras unidades de saúde públicas e particulares. Um prédio anexo ao hospital, inaugurado em 2018, também era usado para atendimento.

Uma das pessoas que tentou usar a "teresa" – como é popularmente chamada essa corda improvisada – foi Gigiane dos Santos, que acompanhava uma paciente. Logo após a queda, ela mandou um áudio desesperado para a família pedindo socorro. Segundo o marido, ela e outros pacientes não estavam conseguindo sair por corredores e escadas, e a mulher acabou caindo da janela do terceiro andar ao tentar escapar.

Lençóis amarrados na janela do Hospital Badim, que pegou fogo no fim da tarde desta quinta-feira (12) no Rio - Foto: Reprodução / TV Globo

“O hospital, que eu estava tomando conta de uma senhora, está pegando fogo, eu tentei pular do terceiro andar, estou toda quebrada no chão, no Badim, aqui no Maracanã, pelo amor de Deus, me ajuda”, disse a vítima no áudio.

“Ela falou que já estava muito escuro, muita fumaça, e eles não estavam conseguindo sair, se aproximaram da janela para pedir socorro”, disse o marido, Leonardo dos Santos.

Gigiane teve fraturas nos dois tornozelos, está lúcida e vai passar por uma cirurgia.

A paciente que ela acompanhava, uma idosa identificada como Maria Alice Teixeira da Costa, era procurada por familiares na manhã desta sexta-feira.

Resumo até aqui

11 pacientes morreramapós um incêndio de grandes proporções no Hospital Badim

O número de feridos ainda não foi divulgado

O fogo começou por volta das 18h30, e a fumaça se espalhou

A suspeita é que chamas começaram após umcurto-circuito em um gerador

103 pessoas estavam internadasna unidade no momento do incêndio, das quais 90 foram transferidas

224 funcionáriostrabalhavam no turno quando as chamas começaram – nenhum deles morreu, segundo o hospital

Unidade foi esvaziada, e pacientes foram levados para ruas próximas, onde ficaram em macas

Sobre o hospital

O Hospital Badim é uma unidade de saúde particular que faz parte da Rede D’Or São Luiz. O prédio que pegou fogo foi construído há 19 anos no Maracanã. Outro prédio, anexo a ele, foi inaugurado em 2018. Ao todo, o complexo hospitalar tem 15,7 mil m² de área construída, 128 leitos de internação, 32 leitos de tratamento intensivo e cinco salas de centro cirúrgico, de acordo com o site institucional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 11h31
30°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 22°
33°

Sensação

7 km/h

Vento

62%

Umidade

Fonte: Climatempo
Pneu Forte - 300x250
Municípios
Apa Móveis - 300x250
Últimas notícias
Mais lidas