Apa Móveis/Pneu Forte - 728x90
Provas do Enem

Tecnologia é aliada no processo de aprendizagem para as provas do Enem

Vídeos no Youtube e até aplicativos de celular podem ser importantes aliados para quem está se preparando. Preparamos uma lista com os melhores canais e apps com foco nas provas provas do Enem 2019

21/08/2019 08h32
Por: Fernanda Souza
Fonte: Acrítica
850
Reprodução
Reprodução

Qualquer processo de aprendizagem, hoje, tem como auxílio importante o uso da tecnologia. Para quem está se preparando para o Enem 2019, uma dica importante: vídeos no Youtube e até aplicativos de celular podem ser importantes aliados. Além disso, é preciso manter uma rotina de estudos e seguir à risca os conteúdos organizados durante a semana.

A professora de Administração da UniNorte e especialista em Marketing, Adriana Batista, considera a tecnologia um reforço importante para quem quer tirar uma boa nota na prova. “A forma de estudar vem mudando com o avanço da tecnologia, e isso não podemos recusar. Essas ferramentas auxiliam o aluno na compreensão do conteúdo, apresentando-o de uma forma lúdica, em que ele passa a ser ator da sua própria aprendizagem e se sente atraído pelo que está sendo apresentado”, explica.

Os espaços disponíveis no Youtube são os mais diversos, diz ela, e muitos deles com foco específico nas provas do Enem. Há canais especializados em Biologia, Ciências, História, Matemática, Química, Física, Inglês e conteúdos transdisciplinares, seja em formato de vídeoaula, animação ou cursos completos sobre determinados temas, como redação. No caso dos apps para celular, o foco é em conteúdos mais enxutos, porém, com muitos exercícios e simulados baseados em questões de provas anteriores do Enem.

Apesar da variedade disponível, Adriana recomenda que a tecnologia não substitua definitivamente a escrita, na hora da absorção do conteúdo para a prova. “É legal assistir online. Você ganha tempo, tem ali várias informações. Entretanto, você precisa escrever, ler livros, somar opções de conhecimento, para transformar. É preciso considerar que a leitura também é importante, e se esses níveis forem associados, você consegue voar alto”, explica ela.

Veja exemplos de canais e apps com foco no Enem:

1 – Biologia Total com prof. Jubilut: canal sobre Biologia

2 – reVisão: canal sobre conteúdo transdisciplinar

 3 – Minuto da Terra: canal sobre Ciência

 4 – Ponto em Comum: canal sobre Ciência

5 – Redação e Gramática Zica: canal sobre Redação e Gramática

6 – Se Liga Nessa História: canal sobre História mundial e brasileira

7 – Manual do Mundo: matérias do Ensino Médio

8 – Nerckie: canal sobre Matemática e Química

 9 – Me Salva: matérias do Ensino Médio

10 – Small Advantages: canal sobre Língua Inglesa

Apps:

1 – AppProva Enem

2 – Aprovado

3 – Formulando

4 – Redação Nota 1000

5 – Questões Enem

6 – Prepara Enem 2018

7 – Gabaritando Enem

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.