Apa Móveis/Pneu Forte - 728x90
Teste do Pezinho

Governo do AM assina termo de compromisso para fiscalizar o ‘Teste do Pezinho’

A propositura foi feita pela promotora Silvana Nóbrega, titular da 58ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública

13/08/2019 14h49
Por: Fernanda Souza
Fonte: Acrítica
90
Reprodução
Reprodução

Um termo de compromisso para a fiscalizar a realização do Teste do Pezinho no Amazonas foi assinado na manhã desta terça-feira (13), na sede do Ministério Público do Amazonas, em Manaus, pelo governador em exercício do AM, Carlos Almeida (PRTB), e representantes do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), e da Prefeitura de Manaus. 

A motivação para ampliar a fiscalização do teste, surgiu após a detecção de um grande número de crianças que não realizavam o exame. Segundo a promotora Silvana Nóbrega, titular da  58ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública (58ª PRODHSP), as mães, após alta das maternidades, não retornavam para a realização do exame, até o quinto dia de vida dos recém-nascidos.

A propositura foi feita pela promotora Silvana, que sugeriu uma unificação entre as redes de saúde municipais e estaduais por meio da criação do Sistema de Gerenciamento de Informação do Teste do Pezinho (GITP) que também facilitará na marcação do exame.

Com o sistema, logo após a realização do parto cada bebê, será produzido dados para o  acompanhado que comunicará o MP-AM e às unidades de saúde, caso não ocorra a realização do teste do pezinho e de outros exames neonatais, como os teste do ouvidinho, olhinho e do coração, que também serão fiscalizados.

Assinaturas

Além da promotora Silvana Nobre, assinaram o termo de compromisso, a procuradora geral de Justiça do Amazonas Leda Mara, o governador em exercício Carlos Almeida (PRTB), o secretário de saúde do Estado Rodrigo Tobias, o secretário municipal de saúde (Semsa) Marcelo Magaldi e a diretora presidente da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (FHemoam), Maria do Perpétuo Socorro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 05h53
22°
Alguma nebulosidade Máxima: 35° - Mínima: 22°
22°

Sensação

6 km/h

Vento

100%

Umidade

Fonte: Climatempo
Pneu Forte - 300x250
Municípios
Apa Móveis - 300x250
Últimas notícias
Mais lidas