Apa Móveis/Pneu Forte - 728x90
Transporte por App

Apps similares ao uber diversificam o segmento de transportes em Manaus

Mais de 5 milhões de pessoas utilizam serviços de transporte por aplicativo, porém há um leque de alternativas. Confira cinco novos serviços:

24/06/2019 08h09
Por: Fernanda Souza
Fonte: A Critica
1.167
Divulgação
Divulgação

Não é de hoje que os aplicativos de transporte fazem parte do dia-a-dia dos brasileiros. Desde 2014, quando esses apps começaram a se popularizar no Brasil, o número de usuários cadastrados cresceu.

De acordo com o Instituto Locomotiva,  mais de 5 milhões de pessoas utilizam serviços como uber e 99, os mais conhecidos no ramo. Porém, há um leque de alternativas. O destaque é para apps brasileiros e regionais, que disputam a preferência com gigantes internacionais.

Para o especialista em apps, Expedito Belmont, essas ferramentas  ganham destaque pela praticidade.

“Os apps são  uma preferência porque eles simplificam a vida das pessoas. E se depender da tecnologia, o mercado irá se diversificar ainda mais”, diz.

Conheça  apps de transporte particular criados no Brasil, que já funcionam em Manaus.

Aplicativo garupa

Criado no Rio Grande do Sul, o app já chegou em terras manauaras. O Garupa conta com cerca de dez mil motoristas cadastrados e faz uma média de 200 mil corridas por mês. Segundo o porta-voz do Garupa, em Manaus, Leonardo Lage, o objetivo é principalmente oferecer mais opções para a população  manauara, além de ser uma vantagem o fato de possuir sede em Manaus.  “Toda a renda gerada com o aplicativo nas cidades é investida próprio município, melhorando não só apenas a mobilidade urbana como a renda que permanece no Estado”, diz.

'Madame driver'

Uma alternativa para que as mulheres se sintam mais seguras e livres de assédio no transporte é o aplicativo ‘Madame Driver’. Criado pelos sócios  Soraia Pinheiro e Luiz Henrique, o app foi inspirado no ‘Lady Driver, de São Paulo. A ideia é fazer com que a passageira se sinta mais segura ao solicitar uma viagem, pois todas as motoristas cadastradas são mulheres. Disponível para android, o aplicativo Madame Driver conta com mais de quatro mil passageiras cadastradas. O processo é o mesmo dos apps convencionais: a passageira solicita uma viagem e a motorista mais próxima é acionada.

Cálculo por quilômetro

O Cabify surgiu em 2011 e já opera em seis  países ao redor do mundo: Espanha, Peru, México, Chile, Colômbia e Brasil. Ao solicitar a corrida, pasageiro e motorista estão cientes que não ´haverá alteração no valor final, pois  a tarifa é calculada de acordo com a distância, e fatores como o trânsito, horário ou rota alternativa não alteram o preço. Outra vantagem do app é que ele permite ao passageiro cadastrar as suas preferências, como ar-condicionado, estilo musical, frequência de rádio e outras informações, que já conquistaram os usuários que moram em Manaus.

Vá de 'Carona Mototaxi'

Criado no Rio de Janeiro, o app Carona Mototaxi iniciou as operações em Manaus em dezembro do ano passado. Similar ao uber e ao 99 Pop, a diferença é que o veículo que faz as viagens é a motocicleta, diversificando o setor. O passageiro cadastrado solicita a corrida, o motorista recebe o chamado, aceita a corrida e se desloca até o local onde foi solicitado. O cadastro é gratuito. Atualmente, a plataforma já conta com mais de 150 passageiros cadastrados, colocando Manaus no patamarde cidades onde o uso de aplicativos de carona paga se tornou comum, representando um avanço econômico e tecnológico.

Viabee: exclusivo para o Amazonas

Aplicativo opera em Manaus desde o ano passado. O diferencial é que além de solicitar as corridas por meio do app, o passageiro pode, ainda, caso esteja sem internet, agendar corridas por meio de telefone. Assim como o Cabify, também não há alteralção no preço das corridas, caso o percurso esteja mais lento devido a questões como chuva, horários de pico, etc. São disponivilizados, ainda, ao fim de cada corrida, cupons de desconto para o passageiro  utilizar com lojas parceiras do Viabee. Já os benefícios para os motoristas são: suporte jurídico, guincho e  rastreamento 24h durante as atividades, descontos em consultas médicas em clínicas parceiras, entre outros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.