Apa Móveis/Pneu Forte - 728x90
EspecialPublicitário

Maio Amarelo: atitudes responsáveis no trânsito, salvam vidas

O Maio Amarelo é um movimento global criado para chamar a atenção da sociedade para iniciativas que reduzam os índices de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

08/05/2019 06h53Atualizado há 5 meses
Por: Portal Holofote
Fonte: Semcom
3.281
Divulgação/Semcom
Divulgação/Semcom

Por: Secretaria Municipal de Comunicação (conteúdo de responsabilidade do anunciante)

O Maio Amarelo é um movimento global criado para chamar a atenção da sociedade para iniciativas que reduzam os índices de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

A escolha do mês se deve porque em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito e o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

O objetivo do Maio Amarelo é conscientizar motociclistas, ciclistas, pedestres, motoristas e a sociedade em geral de que obedecer às leis e ter atitudes responsáveis contribuem para um trânsito mais seguro.

Para dar mais ênfase às ações do Maio Amarelo no município, a Prefeitura de Manaus lançou um desafio: “Seja um herói no trânsito. Obedeça às leis”. A mensagem é direcionada para todos que estão no trânsito dispostos a evitar acidentes nas ruas da cidade.

Em alusão a esse movimento, no mês de maio a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), terá uma agenda de atividades, com ações de educação no trânsito, que serão realizadas nas ruas, escolas e empresas públicas e privadas.

Conheça as ações de educação de trânsito coordenadas pelo Manaustrans:

- Projeto Transversalizando

O projeto Transversalizando o Trânsito insere o tema trânsito no dia a dia das escolas. Educadores do Manaustrans, com o apoio de professores, aplicam jogos educativos, vivência nas faixas, maquetes interativas e atividades lúdicas para formar pedestres atentos e futuros condutores mais conscientes.

- Projeto Condutor Consciente

O projeto Condutor Consciente sensibiliza motoristas profissionais ou não para a prática do comportamento seguro ao volante e atualiza legislação de trânsito. O conteúdo é apresentado em empresas públicas, privadas, associações e para grupos específicos de condutores.

- Projeto Manaus na Faixa

Ensinar o pedestre a ter mais atenção no momento da travessia é uma das metas do projeto Manaus na Faixa. O condutor também é alertado a respeitar a prioridade de quem está a pé nas ruas da cidade.

- Projeto Bike Manaus

Promover atitudes de respeito aos ciclistas que compartilham as vias com outros condutores é o objetivo do projeto Bike Manaus. A ação entre grupos de ciclistas e Prefeitura de Manaus incentiva o uso seguro da bicicleta.

- Projeto Cine Moto

No projeto Cine Moto, educadores e agentes do Manaustrans, com apoio da Polícia Militar, realizam abordagem educativa para motociclistas. Quem for flagrado com infração, é convidado a assistir a filmes educativos e palestras sobre segurança na pilotagem de motos.

- Projeto Trânsito em Conexão

Universidades públicas e privadas são incentivadas a fortalecer projetos de pesquisas sobre o tema trânsito. As atividades ocorrem por meio de roda de conversa e debates que promovam a reflexão para a mudança de comportamento no trânsito.

Mais informações

Para saber mais sobre os projetos em Educação de Trânsito da Prefeitura de Manaus, envie e-mail para educaçã[email protected].

Seja um Condutor Consciente, um Pedestre Legal, um Ciclista Exemplar e um Motociclista Atento.

Seja um herói no trânsito. Obedeça às leis e salve vidas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.