Apa Móveis/Pneu Forte - 728x90
Reforma

Guedes diz que governo fará reforma tributária apenas no nível federal

Segundo o ministro, será anunciada a proposta de unificar três ou quatro impostos, criando um tributo federal

11/04/2019 16h29
Por: Jéssyca Lorena
Fonte: O Globo
110
Divulgação
Divulgação

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo pretende fazer uma reforma tributária apenas no nível federal. Segundo ele, nos próximos três ou quatro meses, será anunciada a proposta de unificar três ou quatro impostos, criando um imposto federal, tendo citado a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), o PIS e o Finsocial.

— E, ao longo do tempo, vamos colocar mais impostos lá. Nós vamos dar o exemplo para Estados e municípios, mas vamos deixá-los tributar. E eles vão aprovar essa simplificação dos tributos federais, pela perspectiva de ter mais recursos no futuro — disse o ministro, durante evento no centro de estudos Brookings Institution, em Washington.

Segundo Guedes, é uma reforma diferente da proposta do economista Bernard Appy, “que tenta colocar tudo junto” . Diretor do Centro de Cidadania Fiscal, Appy propõe a criação de um Imposto de Bens e Serviços , reunindo PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS — sendo que os dois últimos são tributos dos governos locais.

No evento, o ministro disse ainda que a reforma da Previdência do presidente Jair Bolsonaro conta com apoio popular . Guedes destacou ainda que controlar gastos é a grande prioridade do governo Jair Bolsonaro, ressaltando que a estratégia passa pela reforma da Previdência, pela aceleração das privatizações e das vendas de imóveis do governo — para reduzir a dívida e, com isso, as despesas com juros — e pela contenção de despesas com salários do funcionalismo .

O ministro da Economia afirmou que há um longo histórico de fracasso na reforma tributária no Congresso, porque as pessoas tentavam colocar todos os impostos juntos:

— Há uma resistência natural de Estados e municípios para convergir para um sistema de impostos geral, porque eles já têm problemas de caixa.

Guedes lembrou que, no regime militar, o poder financeiro foi concentrado no topo e os governos civis não o desconcentraram.

— Até criaram mais tributos para não serem distribuídos para governadores e prefeitos — disse Guedes.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 00h30
26°
Alguma nebulosidade Máxima: 34° - Mínima: 22°
28°

Sensação

8.4 km/h

Vento

89%

Umidade

Fonte: Climatempo
Municípios
Apa Móveis - 300x250
Últimas notícias
Pneu Forte - 300x250
Mais lidas