CAMPANHA PRESTAÇÃO DE CONTAS - GOV AM
Saúde

Governo do Amazonas promete abastecimento de 100% de estoques no Estado até o fim do mês

Anúncio aconteceu durante balanço de 100 dias da nova gestão, nesta quarta-feira (10).

10/04/2019 18h19
Por: Jéssyca Lorena
Fonte: G1/AM
185
Divulgação
Divulgação

Na presença de secretários e representantes do Tribunal de Justiça e de Contas, o governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou nesta quarta-feira (10) as principais medidas dos 100 primeiros dias da gestão. A saúde é uma das áreas que mais tem apresentado problemas - como falta de remédios e redução de cirurgias cardíacas. Durante o pronunciamento, o governador afirmou que deve abastecer os estoques de medicamentos em 100% até o fim do primeiro semestre.

Nos primeiros três meses, Lima afirmou que conseguiu reforçar o abastecimento de remédios de 12% para 38% na Central de Medicamentos, e 70% em hospitais. "Os medicamentos que não temos são oferecidos os similares. A previsão é chegarmos em até 100% até o fim do semestre", disse.

Ainda na saúde, pressionado por protestos de cooperativas de profissionais da área no primeiro trimestre por salários atrasados, o governador garantiu que os salários estão em dia.

"Combinamos de pagar 33% de uma dívida atrasada e já pagamos. Não há nenhuma empresa com salários atrasados", alegou.

Wilson Lima divulgou também a ampliação de leitos e serviços do Hospital Delphina Aziz. O governador prometeu zerar a fila de cirurgias para Colostomia na unidade até o fim do semestre.

Educação

Na área educacional, o quadro atual revela insatisfação de professores em relação aos salários. O governador disse que um reajuste de 9,38% já foi dado no início do ano e que vai cumprir com a data-base.

Ele afirmou ainda que não pode reajustar o salário da categoria em cerca de 15%, como solicitado pelos profissionais, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Segurança PúblicaO Governo mencionou os índices de crimes registrados diariamente na capital e no Amazonas, mas destacou a redução de 2,17% do número de homicídios comparando os três primeiros meses deste ano com os de 2018.

Segundo Lima, houve também redução de 30,77% no número de latrocínios. O governador destacou também uma diminuição de 36,7% de assaltos a ônibus registrados.

Infraestrutura

O governador anunciou a retomada de 17 obras em Manaus e no interior do Amazonas. Já a máquina administrativa teve uma economia de R$ 82 milhões com revisão de contratos e cortes de despesas em secretarias.

Questionado sobre a recente exoneração do secretário extraordinário Marcelo Alex, responsável por coordenar o relacionamento do chefe do Executivo com as lideranças do interior do Estado, o gorvenador se limitou a dizer apenas que está planejando uma reforma administrativa para garantir economia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Manaus - AM
Atualizado às 11h14
30°
Alguma nebulosidade Máxima: 33° - Mínima: 25°
34°

Sensação

9 km/h

Vento

66%

Umidade

Fonte: Climatempo
Pneu Forte - 300x250
Municípios
Apa Móveis - 300x250
Últimas notícias
Mais lidas