domingo, 27 de maio de 2018
(92) 98115-8357
Cidades

10/05/2018 ás 09h11

99

Redação

Manaus / AM

Visa Manaus inspeciona Feira do Porto da Ceasa
A fiscalização foi solicitada em atendimento a uma Ação Civil Pública do Ministério Público do Estado (MPE-AM)
Visa Manaus inspeciona Feira do Porto da Ceasa

A Feira do Porto da Ceasa, na zona Sul da capital, foi alvo de fiscalização da Vigilância Sanitária (Visa Manaus), na manhã desta quarta-feira, 9/5. Seis fiscais do órgão da Prefeitura da Manaus, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inspecionaram os mais de 70 boxes da feira, com o objetivo de levantar informações para a produção de um diagnóstico das condições de funcionamento do local.


A fiscalização foi solicitada em atendimento a uma Ação Civil Pública do Ministério Público do Estado (MPE-AM), que pede o cumprimento das normas de segurança em saúde na comercialização dos produtos oferecidos pelos permissionários - pescado, carnes, frutas, legumes, medicamentos e alimentos prontos.


Conforme a gerente de Produtos da Visa Manaus, Helen Souza, que coordenou a ação, os fiscais seguiram um roteiro de inspeção, observando mais de 30 itens de qualidade relativos à área física dos boxes, aos produtos comercializados, aos manipuladores (feirantes), e à área geral da feira, além de sanitários, equipamentos, móveis, utensílios, sistema de abastecimento de água e acondicionamento e destino do lixo.


“Os fiscais agora irão preparar seus relatórios, mas, de início, foi possível constatar que há falta de manutenção periódica do espaço, com falhas nas condições de armazenamento e manipulação dos produtos, assim como na estrutura geral dos boxes e no sistema de abastecimento de água, esgoto e descarte de resíduos sólidos”, informou Helen.


O diagnóstico das condições da feira deverá ser concluído até o final desta semana, e vai contemplar as questões de competência da vigilância sanitária municipal, com as recomendações de providências para solucionar os problemas que tiverem sido identificados durante a inspeção, considerando o Código Sanitário do município.


“Percebemos que há a necessidade de orientação aos feirantes, para que as condições de higiene, organização e gerenciamento do espaço sejam melhoradas”, disse a gerente.


As próximas ações no local, segundo ela, seguirão um planejamento a ser elaborado pela Visa Manaus a partir das não conformidades identificadas e da relação de melhorias a serem executadas para que a feira funcione dentro de padrões seguros de saúde.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados