Sexta, 13 de dezembro de 2018
(92) 99183-2565
Saúde

11/04/2018 ás 21h35 - atualizada em 13/04/2018 ás 00h05

2.541

Portal Holofote

Manaus / AM

Amazonas já registrou mais de 190 casos de Sarampo
Aproximadamente 65% dos casos notificados são crianças menores de cinco anos e 42% em adultos de 20 a 49 anos.
Amazonas já registrou mais de 190 casos de Sarampo
Reprodução/Internet

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), órgão da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), divulgou, nesta quarta-feira (11/04), o 3º Boletim Epidemiológico, expedido pela Sala Estadual de Resposta Rápida para Surto de Sarampo, contendo o levantamento atualizado dos casos notificados da doença, no estado. O boletim aponta 192 casos notificados, sendo 183 em Manaus e 09 no interior do estado (02 em Humaitá, 01 em Anori, 01 em Beruri, 01 em Itacoatiara, 01 em Itapiranga, 01 em Iranduba, 01 em Manacapuru e 01 em São Gabriel da Cachoeira).


Até o momento, são 06 casos já confirmados na capital e 02 descartados (01 em Manaus e 01 em Anori). Seguem em investigação 184 casos. Todos os casos confirmados foram através de critério laboratorial. Aproximadamente 65% dos casos notificados são crianças menores de cinco anos e 42% em adultos de 20 a 49 anos.


Campanha de Vacinação


O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, ressaltou a importância da vacinação, como a única forma de prevenção ao Sarampo. Segundo ele, neste sábado (14/04), todos os 12 Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), unidades da rede estadual de saúde, estarão abertos para a campanha de imunização que ocorre em Manaus, o “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”.


O público alvo da campanha, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), são crianças a partir de seis meses de idade a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) . “Vamos estar com toda a rede de CAICs aberta, das 8 às 17h, para vacinar as crianças. É importante que os pais estejam atentos e levem os filhos que ainda não foram vacinados”, apelou o secretário.


Busca Retrospectiva


A FVS informou que, até o fechamento do 3º Boletim Epidemiológico, foram avaliados, na busca retrospectiva de casos suspeitos,  aproximadamente 129.028 prontuários, de unidades de saúde de urgência e emergência de Manaus. Destes, a equipe de vigilância epidemiológica da FVS identificou 19 notificações de casos suspeitos de Sarampo.


Atualização em Sarampo


A FVS realizou treinamento em Atualização em Sarampo para profissionais de saúde, nos municípios de Humaitá, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Benjamin Constant, Atalaia do Norte e Tabatinga.  O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS) também realizou treinamento, voltado para coleta, armazenamento, transporte e fluxo para envio de amostras de casos suspeitos de Sarampo, com a participação dos técnicos de laboratórios distritais de Manaus.


Usando o Centro de Mídias da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), a FVS realizou semana passada a “2ª Videoconferência de Casos Suspeito de Sarampo”, ministrada pelo infectologista e diretor de Assistência Médica da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Antônio Magela. O treinamento foi transmitido para mais de 50 municípios.


Nesta quarta-feira (11/04), a FVS realiza Atualização em Sarampo, para profissionais de saúde das redes pública e privada, oriundos de cooperativas, sociedades médicas e conselhos de classe. A palestra será a partir das 19h, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), situado no Bairro Flores, zona oeste da cidade.

FONTE: Assessoria de Imprensa

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados