Terça, 25 de setembro de 2018
(92) 99183-2565
Saúde

24/03/2018 ás 16h10 - atualizada em 25/03/2018 ás 19h21

7.314

Portal Holofote

Manaus / AM

Confirmados quatro casos de sarampo em Manaus
Dos casos confirmados, três são do sexo feminino e um do sexo masculino.
Confirmados quatro casos de sarampo em Manaus
Divulgação

A Prefeitura de Manaus informou no final tarde de ontem, 23/3, que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ) confirmou quatro casos de sarampo em Manaus. Eles integram a primeira leva de amostras enviadas àquela instituição no início do mês de março.


Dos casos confirmados, três são do sexo feminino e um do sexo masculino. A faixa etária varia de quatro meses a 22 anos, sendo que dois casos são menores de um ano, não tendo, portanto, recebido a vacina tríplice viral porque o Ministério da Saúde indica a aplicação desse imunobiológico a partir dos 12 meses, conforme calendário básico de vacinação.


Todos os doentes são residentes na área de abrangência do Distrito de Saúde Norte (DISA Norte) e estão em casa por já estarem fora do período de transmissibilidade do vírus.


Na última quinta-feira, 22/3, a Prefeitura anunciou a liberação de crédito adicional de R$ 7 milhões, recurso de superávit da Vigilância Epidemiológica do Sistema Único de Saúde (SUS), para contratar 100 técnicos de enfermagem aprovados em Processo Seletivo em 2017 e garantir a estrutura logística necessária para ampliar a força de trabalho empregada no controle do surgimento de casos de sarampo em Manaus.


Também foi instalada a Sala de Situação de Vigilância em Saúde, composta por representantes das secretarias municipal e estadual de Saúde (Semsa e Susam), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT).


A medida considerou o cenário de risco local, porque Manaus encontra-se em uma situação particular de susceptibilidade de reintrodução do vírus, com cobertura vacinal de 76,11% para crianças de um ano, o que reforça a necessidade de antecipação das ações nas esferas de governo a eventuais epidemias de Sarampo.

FONTE: Semcom

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados