Terça, 22 de maio de 2018
(92) 98115-8357
Cidades

06/12/2017 ás 12h51

4.890

Portal Holofote

Manaus / AM

Prédio onde funcionou Cadeia Pública será Centro de Cultura Popular
Local foi desativado em maio deste ano.
Prédio onde funcionou Cadeia Pública será Centro de Cultura Popular
Cadeia Vidal Pessoa antes de sua desativação, em maio deste ano (Foto: Patrick Marques/G1 AM)

 


O prédio onde funcionou a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, foi entregue nesta terça-feira (5) à Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC). De acordo com a pasta, o espaço será restaurado para abrigar o Centro de Cultura Popular.


A Vidal Pessoa foi desativada em maio deste ano. Agora, a ideia é que o espaço abrigue oficinas e cursos de capacitação para a produção de artesanato, apresentações culturais e exposições.


O titular da SEC, Denilson Novo, informou que já existem plantas e o modelo arquitetônico para o Centro. Na manhã desta terça, uma equipe do Departamento de Patrimônio Histórico da secretaria fez uma visita técnica ao presídio para comprovar o valor histórico do imóvel.


A cadeia pública já tinha sido desativada em outubro de 2016 por recomendação do Conselho Nacional de Justiça, mas voltou a receber presos após o massacre de detentos ocorrido no dia 1º janeiro deste ano, em outras unidades prisionais. Em maio, o local foi fechado definitvamente.


A construção tem mais de 100 anos. Em junho, a Rede Amazônica visitou o local e verificou uma situação de abandono. O prédio virou abrigo para moradores de rua e usuários de droga.


FONTE: G1/AM

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados