domingo, 17 de dezembro de 201717/12/2017
(92) 98115-8357
Trovoadas isoladas
24º
24º
30º
Manaus - AM
Erro ao processar!
Camp Gov Am Mene - Parte 1
CIDADES
Prefeito e primeira-dama abrem oficialmente a programação do Outubro Rosa em Manaus
Neste ano, a prefeitura preparou uma programação extensa, durante todo o mês, para envolver o maior número possível de pessoas na causa.
Portal Holofote Manaus - AM
Postada em 03/10/2017 ás 08h23
Prefeito e primeira-dama abrem oficialmente a programação do Outubro Rosa em Manaus

Fotos: Mário Oliveira / Semcom

 


O Outubro Rosa foi oficialmente lançado em Manaus, na noite de ontem, 2/10. Ao ligar as luzes cor de rosa que ficarão iluminando, ao longo do mês de outubro, o prédio do Paço da Liberdade, no Centro, o prefeito Arthur Virgílio Neto e a primeira dama e presidente do Fundo Manaus Solidária (FMS) Elisabeth Valeiko iniciaram a programação de atividades no município, sobre a campanha de mobilização mundial de atenção e prevenção ao câncer de mama e colo uterino.


Também participaram da abertura o vice-prefeito, Marcos Rotta e sua esposa Tecla Auip Caddah, a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer no Amazonas, Marília Muniz, a ginecologista Mônica Bandeira de Mello e o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.


A campanha acontece anualmente para conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenção e controle do câncer mama e de colo uterino. Neste ano, a prefeitura preparou uma programação extensa, durante todo o mês, para envolver o maior número possível de pessoas na causa.


O prefeito lembrou que ainda este ano enfrentou um câncer de próstata e foi salvo, pois fez um exame preventivo que detectou a doença a tempo de ser curada. Ele destacou a importância das mulheres buscarem fazer os exames e vacinarem também seus filhos contra o HPV.


“Como todos os anos estamos fazendo esse alerta para a prevenção dessa doença tão perversa. Quanto mais cedo se detectar o câncer mais possibilidade se tem de salvar a vida. Essa é mensagem que deixamos”, disse Arthur.


A presidente do FMS e madrinha da campanha enfatizou o discurso da prevenção e da importância da campanha para continuar salvando vidas. “É preciso prevenir porque as vítimas não são só as pessoas que estão com câncer e também aqueles que amam essas pessoas. Eu sou a prova viva disso. Por isso durante todo esse mês teremos várias ações a favor da campanha e da prevenção” disse a primeira-dama Elisabeth Valeiko.


Ações


Durante todo o mês de outubro acontecem nas unidades da Secretária Municipal de Saúde (Semsa), ações com reforço na prevenção ao câncer, especialmente com foco em meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos (vacina do HPV), mulheres de 25 a 64 (exame preventivo) e de 50 a 69 anos (exame de mamografia).


Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) dão conta de que 60 mil novos casos ocorrem por ano, em mulheres cada vez mais jovens. Por isso, quanto mais cedo o diagnóstico, mas chances há de cura da doença.


Outros lugares públicos e órgãos da prefeitura ficarão iluminados durante o mês de outubro com as cores da campanha.

FONTE: Semcom
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
imprimir
20.064
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados