domingo, 17 de dezembro de 201717/12/2017
(92) 98115-8357
Trovoadas isoladas
24º
24º
30º
Manaus - AM
Erro ao processar!
Camp Gov Am Mene - Parte 1
CULTURA
Boi-bumbá, carimbó e ciranda prometem agitar Presidente Figueiredo neste fim de semana
O evento tem como palco a Praça da Vitória, no Centro da cidade, e contará com apresentações de grupos de ciranda, quadrilha, boi-bumbá e carimbó.
Portal Holofote Manaus - AM
Postada em 29/09/2017 ás 08h28 - atualizada em 29/09/2017 ás 08h33
Boi-bumbá, carimbó e ciranda prometem agitar Presidente Figueiredo neste fim de semana

Fotos: Bosco Cordeiro

 


A partir de amanhã (29), começa a ser realizada a 18ª edição do Festival Folclórico do Presidente Figueiredo, que vai até domingo (1°). O evento tem como palco a Praça da Vitória, no Centro da cidade, e contará com apresentações de grupos de ciranda, quadrilha, boi-bumbá e carimbó.


Durante três noites, cerca de quatro mil pessoas devem prestigiar a disputa de 17 grupos folclóricos. O festival é realizado pela prefeitura e organizado pela Associação Folclórica e Carnavalesca Figueiredense (AFCAF). A abertura está prevista para as 19h de sexta-feira. A premiação com a entrega de troféus acontece no domingo.


De acordo com o presidente da AFCAF, Adelmo Silva, o evento tem como objetivo mostrar a miscigenação do povo, valorizando algumas culturas do Norte. “Nós resgatamos o carimbó e o boi-bumbá de Parintins, que fazem parte da tradição nortista. Na verdade, é um pouco do que o Amazonas tem e é de onde estão as nossas raízes. Por isso, estamos trabalhando pela identidade cultural do nosso povo”, disse.


Ainda segundo Silva, o diferencial da edição deste ano é a logística e o apoio que a prefeitura tem dado à associação. “O investimento que o Executivo Municipal tem dado aos grupos folclóricos é importante, o que acaba refletindo na qualidade das apresentações. Prometemos muitas surpresas, com fantasias muito bonitas, todas tematizadas, e com os grupos atuando lindamente para o público”, destacou.


Para o secretário de Cultura e Eventos, Walter Yallas, o apoio da prefeitura contribui para a consolidação do folclore regional. “Esses festivais tem ganhado uma cara nova. Antes, o que se via era pouco investimento, mas agora estamos tendo a oportunidade de fazer diferente e alavancar o que de melhor temos na nossa cidade”, ressaltou o titular da pasta, ao falar da contribuição do Executivo Municipal.


Segurança


Servidores das polícias Civil (PC) e Militar (PM), Guarda Municipal (GM) em atuação conjunta com o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-PF) estarão monitorando e realizando rondas no entorno da Praça da Vitória, garantindo a segurança ao público que estiver acompanhando a 18ª edição do Festival Folclórico de Presidente Figueiredo.


Confira a programação completa:


Sexta-feira (29/09)


Abertura oficial – 19h
Apresentação dos casais folclóricos – 19h30
Dança Pássaro Uirapuru – 20h
Quadrilha Caçadores na Roça – 21h
Dança Pássaro Galo da Serra – 22h
Grupo Ágata – 23h


Sábado (30/09)


Abertura oficial – 19h30
Ciranda Evolução – 20h
Cangaço Bandoleiros do Sertão – 21h55
Quadrilha Paramazon – 22h45
Ciranda Amor de Cirandeiro – 23h40
Quadrilha São Miguel – 00h35
Quadrilha Junina JAF na Folia – 01h30


Domingo (1°/10)


Abertura oficial – 20h10
Quadrilha Junina Beija-flor do Norte – 20h40
Quadrilha Moleca 100% Sem Vergonha – 21h35
Carimbó Ritmo do Norte – 22h30
Quadrilha Alegria da Roça – 23h20
Boi Estrelinha – 00h15
Boi Pintoso – 01h25
Resultado da competição e premiação

FONTE: Assessoria de Imprensa
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
imprimir
3.654
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados