Sexta, 20 de outubro de 201720/10/2017
(92) 98115-8357
Nublado
26º
28º
31º
Manaus - AM
dólar R$ 3,19
euro R$ 3,76
TCE NOVO
ECONOMIA
ADS inaugura primeira Feira de alimentos 100% orgânicos
A feira vai acontecer quinzenalmente dentro do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra), localizado na avenida André Araújo, Aleixo.
Portal Holofote Manaus - AM
Postada em 26/09/2017 ás 12h33 - atualizada em 27/09/2017 ás 10h53
ADS inaugura primeira Feira de alimentos 100% orgânicos

Foto: Divulgação

 


A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) coordena atualmente 17 Feiras Regionais entre capital e interior do Estado. Na próxima quinta-feira, 28, Manaus vai ganhar mais uma feira regional, desta vez, em uma iniciativa inédita, os produtores vão oferecer exclusivamente produtos orgânicos. A feira vai acontecer quinzenalmente dentro do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra), localizado na avenida André Araújo, Aleixo.


Em uma estrutura oferecida pelo instituto, as edições vão acontecer duas vezes ao mês de 16h às 19h, com a presença de 40 produtores certificados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), que irão comercializar frutas, hortaliças e legumes orgânicos. Para o Presidente da agência, Lissandro Breval, esta é mais uma iniciativa que vai beneficiar a população. “A feira irá beneficiar principalmente aquelas pessoas que consomem produtos orgânicos, mas tem dificuldade de encontrá-los na cidade”, afirma Lissandro.


Serão fornecidos bonés, coletes e camisas para a caracterização dos produtores participantes. Além dos produtos orgânicos, também terá a venda pescados como surubim, pacu e sardinha, oriundos de pesca extrativa (captados do rio), essas são as espécies permitidas para comercialização pelo período defeso, que é a época em que as atividades de caça, coleta e pesca esportiva e comerciais ficam vetadas ou controladas.


Benefícios


Produto orgânico é todo produto, animal ou vegetal, obtido sem a utilização de produtos químicos ou de hormônios sintéticos que favoreçam o seu crescimento de forma não natural. O solo é a base do trabalho orgânico. No caso do vegetal, o solo deixa de ser um mero suporte para a planta, tornando-se sua fonte de nutrição – livre de produtos agrotóxicos, pesticidas, adubos químicos ou sementes transgênicas. No caso dos animais, sua criação é feita sem o uso de hormônios de crescimento, anabolizantes ou outras drogas como os antibióticos.


A grande vantagem disso, além da produção de alimentos mais saudáveis e naturais, é que, com a preservação do solo, que fica mais fértil e livre de toxicidades, a produção orgânica permite um manejo sustentável do meio ambiente de forma equilibrada, facilitando a preservação e a harmonia de todos os elementos da natureza entre si e garantindo a saúde do homem.


“O consumo de alimentos orgânicos pode evitar diversos problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas, a população de Manaus vai ganhar agora um local para adquirir esses produtos que não são prejudiciais ao nosso organismo”, destaca o presidente da agência.

FONTE: Assessoria da ADS
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
imprimir
530
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados