Segunda, 15 de outubro de 2018
(92) 99183-2565
Educação

02/08/2018 ás 15h07 - atualizada em 02/08/2018 ás 15h22

160

Jéssyca Lorena

Manaus / AM

Colégio Militar de Manaus comemora 47 anos de fundação nesta quinta-feira (2)
Tradicional instituição de referência educacional na capital amazonense festeja data com formatura a partir das 19h30
Colégio Militar de Manaus comemora 47 anos de fundação nesta quinta-feira (2)
Euzivaldo Queiroz

O Colégio Militar de Manaus (CMM), uma das instituições educacionais mais tradicionais do Amazonas, comemora nesta quinta-feira (2) 47 anos de existência. Criado por meio do decreto 68.996, de 2 de agosto de 1971,o CMM ocupa a centenária e imponente sede do antigo Comando Militar da Amazônia, em área central da cidade, na rua José Clemente, 157, e teve como primeiro comandante o coronel Jorge Teixeira, ex-prefeito da cidade de 1974 a 1979.


O Colégio proporciona a educação básica de qualidade, nos níveis fundamental e médio, aos filhos e dependentes de militares do Exército Brasileiro, bem como à sociedade amazonense, por meio de concurso de admissão. O CMM atende, ainda, aos filhos e dependentes de militares da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira (FAB), da Polícia Militar do Estado e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas. 


Hoje, conta com 950 alunos no Ensino Presencial. Desde 2002 a atuação do Colégio Militar extrapola os seus muros por meio de um projeto de Educação a Distância (EAD CMM) que, atualmente, atende a 500 alunos residentes nos Estados das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil e em 43 países em cinco continentes.


“Há 47 anos, o Colégio Militar de Manaus vem atuando junto à sociedade com firmeza e determinação,com o propósito de formar os líderes do amanhã, segundo os valores e tradições do Exército Brasileiro”, diz texto de divulgação da secretaria de comunicação do CMM


Evento hoje


Entre as atividades de comemoração da data, nessa quarta-feira (1º), oficiais, alunos e seus familiares participaram de uma apresentação cultural no Teatro Amazonas.


 


Hoje, às 19h30, o ponto alto é a formatura no campo do tradicional estádio General Osório, com a presença de autoridades civis e militares e tendo, como ponto marcante, segundo o comando do CMM, “a participação maciça de ex-alunos para reviverem os bons momentos com o desfile dasaudade”.


Satisfação


Para o coronel Mario Anselmo Marszalek, comandante do Colégio Militar de Manaus, ao completar 47 anos de história a instituição, ao longo do tempo, “cumpre um papel extremamente relevante na educação de jovens não só filhos de militares, mas também de civis por conta do concurso de admissão".


 


“Após a conclusão do curso esses alunos são entregues não apenas à sociedade, mas também para as áreas do conhecimento, e em condições para enfrentar vestibulares. Tratamos da formação moral, familiar e patriótica de valores que são passados ao longo do curso. O Colégio Militar representa papel revelante na formação de jovens líderes, dos jovens que vão conduzir o destino do Brasil e do exterior; isso é nítido e percebemos de forma clara quando encontramos antigos alunos do Colégio e muitos deles exercendo profissões de relevância, fazendo questão de participar da nossa  formatura e do desfile da saudade”.


Novo CMM?


Sobre o projeto revelado ano passado em relação a construção de novas instalações para o Colégio Militar, o comandante confirmou que a situação atual é de análise. A obra seria feita pelo Exército Brasileiro em parceria público-privada.


“O projeto, que visa contemplar um número maior de alunos, encontra-se em fase de avaliação da sua viabilidade tendo em vista seu custo elevado. O local seria as imediações do Círculo Militar de Manaus, no bairro São Jorge”, informou o coronel, destacando que há um projeto paralelo para a construção de mais um andar para abrigar mais alunos no prédio atual. Ele frisa que o destino do atual prédio histórico “está sendo estudado com muito carinho”, e ele pode tanto continuar como unidade militar quanto ser ocupado para uma outra finalidade.

FONTE: A Crítica

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados