Segunda, 22 de outubro de 2018
(92) 99183-2565
Brasil

31/07/2018 ás 11h09

174

/

Aeroporto de Manaus é o 2º melhor do Brasil em 'satisfação geral do passageiro'
Passageiros avaliam bem o Aeroporto Eduardo Gomes, porém os preços elevados de alimentos desagradam em pesquisa do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil
Aeroporto de Manaus é o 2º melhor do Brasil em 'satisfação geral do passageiro'
Antônio Lima

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, no Tarumã, Zona Oeste de Manaus, foi considerado o segundo melhor terminal do País no quesito “satisfação geral do passageiro”. Essa é a avaliação dos usuários ouvidos na Pesquisa de Satisfação do Passageiro, realizada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA). O relatório completo será divulgado nesta terça-feira (31).


Em uma escala de 1 a 5, a nota do aeroporto de Manaus, que é administrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), foi 4,46 para aeroportos que transportam até cinco milhões de pessoas por ano.


Além disso, o terminal também ficou em segundo lugar no indicador “cordialidade dos funcionários da imigração” (4,78) e ainda recebeu avaliações positivas no quesito “tempo de fila na imigração” (4,81).


Mas como nem tudo são flores, o Eduardo Gomes é considerado um dos piores do País no item referente ao custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes. Isto é, os preços dos produtos alimentícios comercializados estão entre os mais caros, comparando com os demais terminais brasileiros, de acordo com a pesquisa.


A nota alcançada pelo terminal foi 2,62, ficando abaixo da meta do governo, que é nota 4, em uma escala de 1 a 5, onde 1 é considerado “muito ruim” e 5 é “muito bom”.


Pesquisa trimestral


A pesquisa é realizada diariamente nos 20 aeroportos com maior movimentação no País, responsáveis por 87% do total de passageiros transportados no Brasil. A divulgação do resultado da avaliação é feita ao final de cada trimestre.
 
Segundo a assessoria do MTPA, de abril a junho deste ano foram ouvidos 20.525 passageiros. Destes, 89% avaliaram os aeroportos como “bons” ou “muito bons”. O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes ficou em segundo no grupo dos “muito bons”, quanto ao atendimento aos passageiros.


Os viajantes são ouvidos diariamente por pesquisadores da Praxian – Business & Marketing e o nível de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 5%.


Careiros


A assessoria, no entanto, não quis informar a colocação do aeroporto amazonense no grupo dos que abrigam lanchonetes e restaurantes que oferecem produtos por preços exorbitantes.


Na verdade, não são todos os estabelecimentos considerados “careiros”. Os que funcionam usando marcas franqueadas de redes nacionais e internacionais administram preços padronizados, isto é, os mesmos de qualquer loja da rede, ao contrário dos independentes que administram os preços de seus produtos.


Avaliações tiveram nota acima de 4


O relatório completo do 2º trimestre mostrou que 76% dos 38 indicadores de percepção avaliados pelos passageiros nos 20 aeroportos registraram notas médias acima de 4, cumprindo a meta estabelecida pela  Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).


Os 20 terminais envolvidos na pesquisa estão divididos em três categorias: até 5 milhões de passageiros transportados por ano (Belém, Cuiabá, Florianópolis, Goiânia, Maceió,  Manaus, Natal e Vitória); de 5 a 15 milhões de passageiros por ano (Viracopos, Confins, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e Santos Dumont); e acima de 15 milhões de passageiros transportados por ano (Congonhas, Guarulhos, Galeão  e Brasília). Esses aeroportos são responsáveis pelo transporte de 87% dos passageiros no Brasil. Entre abril e junho, 89% dos entrevistados avaliaram esses terminais como “bons” ou “muito bons”.

FONTE: Portal A Critica

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados